Amor ou sexo? Entenda as 2 diferenças na na hora de se vestir.
Na letra da música Amor e Sexo da Rita Lee, conseguimos já perceber algumas diferenças:
“Amor é um livro
Sexo é esporte
Sexo é escolha
Amor é sorte
Amor é pensamento
Teorema
Amor é novela
Sexo é cinema
Sexo é imaginação
Fantasia
Amor é prosa
Sexo é poesia”
E essas diferenças também estão presentes na imagem pessoal.
Depois da polêmica no meu instagram nesta postagem de como esse modelo de calça jeans está fazendo sucesso entre as famosas, tivemos muitas opinições sobre o que achavam que transmitia esses elementos visuais na imagem pessoal.
Então vamos esclarecer essa polêmica, porque amor ou sexo estão muito presentes nestes elementos, e que podem ser “sensual ou sexy” ou até mais comum o “sexy ou vulgar”
Cada pessoa externaliza sua essência da forma que quiser, e essa é grande questão quando trago essas discussões entre amor ou sexo sexy ou vulgar.
A mulher, essa deusa feminina, pode externalizar sua sensualidade como deseja, com os elementos visuais que deseja incluir nesta mensagem, mas ter consciência dessa mensagem vai fazer você chegar mais rápido no seu objetivo de vida.
E aqui quero trazer a sororidade em relação ao que cada mulher quer usar na sua imagem pessoal, sem julgamentos, apenas com acolhimento em relação as suas escolhas. Estratégico ou não é uma decisão diária, e nas postagens que essas celebridades fizeram teve muita gente falando que já estavam loucas para experimentar a calça diferente, e está tudo bem se você pensa assim, vista-se de você e banque essa imagem, amor ou sexo, sensual ou sexy, sexy ou vulgar, idependente do que as pessoas falam.
O que eu quero trazer para vocês é consciência dos elementos visuais que incluímos na nossa imagem, e esses elementos significam mensagens, que são os arquetipos da imagem pessoal traduzidas em universos visuais.
O nosso cérebro traduz isso de forma muito rápida, porém antes de ele traduzir já ancoramos julgamentos àquilo que vimos. A famosa primeira impressão.
E é isso que quero chamar a sua atenção, pois muitas vezes queremos passar uma impressão mas estamos passando outra completamente diferente. Não vejo problema se você quer externalizar a sua sensualidade de amor ou sexo, sensual ou sexy, sexy ou vulgar, porém queira você ou não, será julgada inconscientemente pelos seus interlocutores como vimos que aconteceu na postagem que eu fiz lá no meu instagram @fatoruau.feavilla
Quais os elementos visuais que compõem os universos visuais de amor ou sexo, sexy ou sensual?
Certa vez uma cliente que estava em busca de parceiro e no caminho já queria elevar sua autoestima e autoconfiança.
Ela falou assim para mim, Fê adoro quando coloco meu shortinho verde de malha, fico com o bumbum enorme e recebo muito olhares, minha autoestima vai lá em cima, me sinto bonita.
Então eu perguntei: você acha que esses olhares foram com intuito de te fazer uma companheira para a vida? E então desenrolamos a conversa referente aos elementos visuais de amor ou sexo.
Ambos universos visuais, sexy ou sensual, amor ou sexo são diferentes.
Sexy tem a ver com sexualmente atraente, sugestão ao sexo, estimula o sexo, é erótico pode estar mais próximo do vulgar.
É provocante, é ardente é exatamente a música da Rita Lee, Amor e Sexo.
Pode ser agressivo, é mais impositivo, é ardente, é sexo.
Aqui entra os elementos visuais como tecidos de lamê, couro, vinil, muito brilho, transparência onde “quase tudo” está a mostra. Modelagens que marcam e revelam bastante o corpo. são poses sexy que induzem ao sexo.
São roupas bem coladas, muita pele a mostra. Fendas e decotes bem acentuados e usados juntos.
São as brincadeiras e lingeries do “cinquenta tons de cinza”, sabe aquele cabelo molhado, aquela boca bem carnuda que é normal vermos nas redes sociais fazendo biquinho, entra no universo visual de sexy.
Essa calça jeans da postagem do instagram entra no universo visual de sexy, porém quero trazer aqui uma régua para mensurar essa mensagem, porque cada pessoa tem a sua régua, que será medida conforme suas vivências pessoais. Qual o nível de sexy que está inserido esses elementos visuais presentes na calça das famosas? Está no over ou no mais ameno da régua de sexy?
Muitas pessoas falaram que era vulgar porque deixava a mostra uma parte do corpo que é relacionada ao sexo, e que a sociedade traz como algo escondido, com pudor, mais particular.
É aqui que entra a régua do amor ou sexo, sensual ou sexy, digamos que de um lado está o sensual, o amor do outro o sexy, o vulgar. E você que vai colocar nesta régua a sua opinião sobre os elementos visuais indicativos desses universos.
É comum encontrarmos na rua mulheres com esses elementos visuais de amor ou sexo, sensual ou sexy, sexy ou vulgar, então convido vocês a aplicarem a sororidade (Sororidade é um conceito ligado ao feminismo que significa a prática de empatia, confiança, cooperação e acolhimento entre mulheres. A sororidade é uma concepção ideal e atitudinal de irmandade feminina vinculada aos feminismos contemporâneos.)
Saiba mais sobre sororidade em: brasilescola.uol.com.br
Aqui neste ebook mostro algumas técnicas para usar no dia a dia do vestir, mais consciência dos elementos visuais que você usa. (clique aqui para ter acesso ao ebook)
Cada pessoa se expressa como quer, com os elementos visuais que quiser, mas você deve ser levado em consideração a seguinte questão: consigo atingir meus objetivos me expressando visualmente dessa forma?
No caso da minha cliente do shortinho verde, ela não conseguiu e tinha uma contradição tremenda entre o que ela queria e a história que ela contava.
Será que minha régua para mensurar os universos visuais de amor ou sexo, sensual ou sexy, sexy ou vulgar, está muito over ou muito amena? Será que estou usando esses elementos visuais no lugar certo?
O universo visual do sensual é diferente de romântico, e por definição diz que é relativo aos sentidos, sensação, insinuante, cativante, ao amor carnal.
Interessante né?
O universo visual de sensual – amor está mais associada ao olhar, ao decote que faz que mostra um pouco, mas não tudo. Aquele vestido justo com uma sobreposição que deixa um ar de “tira essa sobreposição que eu quer ver o resto”. A blusa que deixa um ombro caído mostrando essa curva do pescoço que é super sensual e misteriosa. São tecidos mais leves, é uma sensualidade sugerida e não escancarada como o sexy.
As unhas sexy são enormes, pontiagudas as do sensual são mais amendoadas, ovaladas em comprimento médio.
O sensual está mais ligado ao embelezar, ao corpo sugerido, é uma maciez, um deslizar de dedos. Um movimento mais circular. No sexy mais impositivo.
Então meninas, quando você pensar em vestir atente-se aos elementos que estão trazendo suas mensagens, se é sensualidade que você quer vale usar essa régua para medir sua mensagem, porque é mais comum do que imaginamos os universos visuais amor ou sexo, sensual ou sexy, sexy ou vulgar, por ai expostos na rua. As cores, as formas, as texturas e os volumes, cada elemento conta uma história e eles juntos estratégicamente contam a sua história.
Tenho uma aula direcionada que vou deixar o link aqui neste post para você entender como vestir com identidade e como os elementos visuais fazem diferença na hora de compor a sua história.
Associe seus objetivos, com sua expressão visual, incliente os elementos visuais que contam sua história.