Como montar looks criativos e sair do básico em 5 formas
Conta aqui para mim, acontece aquele desespero quando abre a porta do armário, ele cheio, mas parece que você não tem roupas para vestir?
Dá uma raiva né, então o jeito é sair para comprar mais roupas certo?
ERRADO!
Hoje vou te apresentar 5 formas de como sair do básico e nos looks e como diversificar as roupas
A criatividade é algo que se constrói, e não é porque você já usou bastante, que ela vai acabar, pelo contrário, cada vez mais você vai exercitar isso. E quando a gente exercita, treina algo, ficamos melhores naquilo.
Com o vestir é a mesma questão.
Estamos acostumados com o “be-a-bá” na hora de se vestir, porque nossos pais não nos ensinaram isso, consequentemente não tivemos oportunidade de treinar, e olhar de uma forma diferenciada para esse contexto.
E hoje vou te conduzir em como diversificar as roupas.
Tenho certeza de que tem muita roupa que pode ser aproveitada trabalhando um pouco a criatividade, porque o que vai te fazer estar bem vestida não será a quantidade de roupas e sim um guarda-roupa que conta a sua história.
A falta de criatividade para se vestir acontece porque muitas vezes entramos no automático do dia a dia, muita influência das mídias e redes sociais, falta de autoconhecimento e até hormonal sabia disso?
Uma pesquisa científica que experimentou mulheres
que estavam no período hormonal da ovulação que o cérebro produz então um pico de hormônio luteinizante (LH) desencadeando a ovulação 10 a 12 horas depois.
E esse estudo fala que neste período menstrual as mulheres estão mais suscetíveis aos cuidados pessoais a fim de se embelezar para a conquista mesmo (acasalamento) rsrsrs.
E nestes momentos quando se abre a porta do guarda-roupa e percebe que não consegue fazer isso bate aquele desespero, porque fisiologicamente você se acha incapaz de fazer o que precisa ser feito neste período, o embelezamento.
Mas tenho certeza de que depois ter as informações que vou passar aqui, você vai como montar looks e sair do básico e o mais interessante, se sentir linda.
Fiz algumas interações no meu instagram e o pessoal tem falado das dificuldades de como montar looks, de escolher roupas, da falta de criatividade, e quero trazer várias sugestões que dei lá também.
A criatividade deve ser sempre desenvolvida e aperfeiçoada. Isso serve para tudo na nossa vida, inclusive na hora de vestir.
Vou trazer algumas dicas para ser mais criativo, e que você pode aplicar na hora de vestir, criar algum projeto, escrever, cozinhar… penso que para tudo na nossa vida.
1ª FORMA para ter mais criatividade e saber como montar looks saindo do básico
Pode parecer paradoxal, mas copiar é uma boa estratégia criativa.
“Comece copiando o que você ama. Copie, copie, copie, copie. Ao final da cópia, você encontrará a si mesmo”, sugere o estilista japonês Yohji Yamamoto, considerado um dos mais criativos do mundo.
Como lembra Austin Kleon, autor de “Roube como um artista”, “aprendemos a escrever copiando o alfabeto. Músicos aprendem a tocar treinando escalas. Pintores aprendem a pintar reproduzindo obras-primas. Lembre-se: até os Beatles começaram como uma banda cover”. Porém, ele faz uma ressalva fundamental: “a mera imitação de seus heróis não é homenagem. Transformar o trabalho deles em algo seu, sim, é homenageá-los. Dando algo ao mundo que só você poderia conceber”.
Aqui podemos citar alguns aplicativos que podem ajudar nesta questão: Pinterest, Instagram, referências de estilo que mais te agradam.
No meu curso Vestindo Identidade tem uma aula onde falamos sobre originalidade, e lá oriento as alunas a buscarem referências de estilo, e entender o que deixa essa referência tão significativa para elas. A simples inspiração para adequar ao seu momento, a sua realidade e pessoas que entram em contato.
2ª FORMA para ter mais criatividade e saber como montar looks saindo do básico
Já ouviu falar em “ócio criativo”? Termo criado pelo sociólogo italiano Domenico de Mais, ao contrário do que parece, não é sinônimo de “não fazer nada” ou de “preguiça”. Significa saber equilibrar trabalho, estudo e lazer. Essa equação resulta em criatividade, experimente vai valer a pena (e aqui fala uma pessoa que faz isso direto, porém eu achava que estar “sem fazer nada” era perda de tempo )
Para De Masi, se o ser humano passa mais tempo “não fazendo nada” do que trabalhando, é preciso aproveitar esses momentos de maneira criativa e prazerosa. O sociólogo afirma que não adianta forçar o cérebro quando ele já está cansado e saturado. No entanto, quando estamos felizes e estimulados mentalmente, as ideias tendem a chegar de forma inesperada.
Balancear a vida com atividade física, alimentação saudável, sono com certeza vai ajudar na criatividade.
Cérebro descansado, nível de estresse mais baixo resulta em ideias mais criativas.
Tenho certeza de que você conseguirá saber, direcionar sua energia, e ter mais criatividade para entender como sair do básico nos looks.
3ª FORMA para ter mais criatividade e saber como montar looks saindo do básico
Sempre que possível, carregue consigo um bloco de notas e uma caneta. O fazer manual é amigo do criativo. Desenhe e anote coisas antes de levar as ideias ao computador.
Em um clássico estudo realizado pelos cientistas Pam Mueller (Universidade de Princeton) e Daniel Oppenheimer (Universidade da Califórnia), foi verificado que uma nova informação é mais bem retida na memória quando adquirida ao se utilizar a redação manual.
Podem ver esse estudo no site da SAGE JOURNALS
A escrita tem vantagens cognitivas sobre a digitação, pois tem um desempenho melhor nos quesitos da compreensão da matéria e da memorização das informações. Além disso, a produção intelectual feita por esse meio favorece a criatividade do indivíduo.
4ª FORMA para ter mais criatividade e saber como montar looks saindo do básico
“Há muito tempo percebi que as pessoas bem-sucedidas raramente ficavam sentadas esperando algo acontecer. Elas saíam e faziam as coisas acontecerem”. A frase não é de nenhum magnata dos negócios, mas de Leonardo da Vinci, provavelmente o ser mais criativo que já habitou o planeta Terra.
Portanto, lembre-se: sem trabalho, mesmo as ideias mais criativas estão fadadas ao fracasso. E o fracasso, a propósito, não é o fim de nada, e sim a possibilidade de recomeçar.
Não adianta fazer os melhores cursos, ter os melhores estudos se não praticar, nada fará diferença.
Então é hora de abrir a porta do guarda-roupas e se vestir da forma mais criativa que você conseguir hoje, e então amanhã ficará um pouco mais fácil, até se tornar uma tarefa comum.
5ª FORMA para ter mais criatividade e saber como montar looks saindo do básico
Saia da sua zona de conforto
Segundo Tim Harford (autor de “Caos criativo”), diante de situações não previstas, soluções surgem com mais eficácia. Por incrível que pareça, portanto, o caos é amigo da criatividade. Como exercício, experimente trabalhar com poucos recursos. Isso provavelmente te levará a resultados criativos.
Por isso trouxe mais 5 formas de começar a praticar o seu – como montar looks criativos e sair do básico.
Dê férias para as suas calças jeans.
Sabe aquela peça que já anda sozinha? Coloque numa sacola e deixe sob custódia de uma amiga. Tire-a, temporariamente, da sua vida. “Ah, mas eu não uso calça jeans…”. Então separe a peça equivalente, que serve de apoio quando você não sabe o que vestir. Ao se livrar da peça que “vai com tudo”, você é obrigada a se virar nos 30 com o que tem aí e fazer novas combinações;
Proponha-se a misturar cores e usar mais estampas.
Se você nunca usa estampas e cores, não precisa começar se jogando no color blocking. Misturar calça verde, blusa laranja, casaco roxo e sapato vermelho pode ficar ótimo em quem já está acostumada ao colorido. Mas, se até outro dia essa não era a sua praia, começar no nível hard vai causar desconforto. Então, misture cores na blusa e no brinco, no sapato e no colar…
Ainda que só você perceba a diferença, sentir que é possível vai te dar coragem para passar para a próxima fase;
Use acessórios.
Se você evita usá-los em alguma circunstância, comece a acrescentá-los ao look. Pode ser um colar discreto, brincos pequenos, um lenço.
Ou, se você já usa acessórios com frequência, tente misturá-los. Colares de diferentes materiais, cores e texturas, anéis, brinco com colar, e por aí vai;
Mude a função de alguma peça.
Aquele vestido sem alças pode virar uma saia. Ou uma blusa, se usado com uma saia por cima pode ficar mais criativo. Se quiser começar aos poucos, tente transformar um colar em pulseira, enrolando-o no pulso, ou dependendo do tamanho um cinto, ficam lindos.
Tentativa e erro – tentativa e acerto
Não existe milagre, é preciso tentar. O pior que pode acontecer é você experimentar algo que não gosta. Aí você muda o look, e está tudo bem.
Pode começar por pontos pequenos até ir conseguindo incluir outros que goste.
Mas para tudo é importante o autoconhecimento, saber até onde você está disposta a ir para saber como montar looks
Vou deixar aqui embaixo um ebook caso queira associar o autoconhecimento a sua montagem de looks, são 5 formas para começar agora mesmo a aplicar no vestir e saber como diversificar as roupas.
Nos vemos por aí com mais um conteúdo para te ajudar na questão do vestir para viver uma vida incrível dentro de roupas incríveis.
Um beijo grande e até mais 😉