You are currently viewing Preto pesa o visual – 1 Mito ou 1 verdade?

Preto pesa o visual – 1 Mito ou 1 verdade?

Preto Pesa o visual - 1 Mito ou 1 Verdade

Preto pesa, preto não combina com tudo, preto não mistura com cor clara, quem é muito claro não pode usar preto…, quem aqui já ouviu essas frases?

O que você acha? Preto Pesa o visual – 1 Mito ou 1 Verdade?

E seguinte a frase: Ficar sem comer emagrece! É Mito ou verdade? Segundo o Blog 100Peso é um mito (e você pode comprovar no dia a dia – eu já fiz isso)

“A comida é importante para o funcionamento correto do seu corpo. Ficar sem comer pode levar à compulsão alimentar em longo prazo, além de correr o risco de sentir fraqueza e passar por episódios de desmaio, por exemplo.”

Mesma questão quando falamos em vestir preto, porque o não uso de preto ou o uso dele pode estar muito relacionado a bagagem que você tem, questões relacionadas ao passado. As vezes estudos, vibração e energia.

Tenho uma cliente que não usa preto por causa da cromoterapia, e toda a influência que o preto causa na sua energia remetendo a sua espiritualidade.

Outra cliente que só usa preto porque ela acha mais fácil de combinar, além do mais ela não queria aparecer e segundo ela o preto ajuda – a sombra é preta e não é notada – ela foi nesta linha.

Outra porque é maquiadora, e usa preto para ficar nos bastidores, que não necessariamente o preto faz isso e vou provar no decorrer deste post.

Percebo que são várias construções que as pessoas fazem em torno do preto, pois estão enraizadas na sociedade, nestas associações que não necessariamente estão corretas.

E então: Preto Pesa o visual – Mito ou Verdade?

Tive uma cliente que me fez essa pergunta quando fiz a coloração pessoal, e na cartela dela não tinha a cor preta, porém o contorno dos olhos dela tinha e realçava o azul da íris, e a cor da pupila dela era tão preta, que o preto usado estrategicamente nas roupas ficou ótimo.

Para quem quer saber mais sobre as cartelas de cores clique aqui – vale a pena para amplificar o conhecimento.

Respondendo à pergunta: Preto Pesa o visual – Mito ou Verdade?

MITO!

E trago a explicação técnica para parar de achar que existem regras na hora de fazer as composições coloridas, ou ter restrições de cores.

Porque não é a cor, e sim como irá usar essa cor. É assim que a composição fará todo sentido.

Toda vez que o preto é usado com uma cor vibrante em uma narrativa visual, o preto abre o croma das outras cores, como se ele absorvesse toda a luz e deixasse a cor vizinha  refletir sua luz com mais intensidade e sozinha.

O nome científico para essa percepção visual é Comunicação de vibração por contraste com preto.

O que é essa comunicação de vibração por contraste com preto?

São comunicações usando contrastes com matizes puros – aqueles matizes que não foram clareados, escurecidos ou dessaturados.

O efeito perceptivo produzido por essa combinação é de comunicação por vibração.

Contrastar cores puras com preto é uma narrativa de pura vibração e impacto visual. Porque o preto enaltece o croma da outra cor, para deixá-la mais aberta, mais vibrante, mais presente.

O Preto intensifica a croma da outra cor como podemos ver no exemplo acima.

Contrastar preto com cor viva gera impacto, poder, sofisticação, porque ele absorve tudo e deixa somente a outra cor brilhar. Podemos chamar esse preto de empático ou dedo duro, vai depender de cada percepção. Perceba isso nos logotipos acima.

Percebe que não é cor que vai pesar ou não? É a construção da comunicação visual. É a cor usada com outras cores, são os tons escolhidos de cada matiz.

→ Se você não gosta de causar;

→ Se você não gosta de chamar a atenção dos seus interlocutores;

→ Se essa não é uma narrativa sua;

→ Se seu ambiente de trabalho não é amigável para este impacto;

→ Se você não conta sua história dessa forma através das suas narrtivas visuais;

Então não use essa técnica de combinação, com certeza tem outras técnicas que farão você vestir com identidade, tenha certeza disso 😉

Mas essa não é a única informação importante neste contexto, porque quando fazemos uma composição de cores no look, temos que levar em consideração todas as cores envolvidas, inclusive as cores que estão presentes na sua paleta de cores natural (seu rosto e corpo) – lembra do exemplo que dei acima da minha cliente de olhos azuis? Percebe como tudo isso fez diferença?

Se ela não tivesse essas cores na sua paleta natural, com certeza a harmonia de cores que ela usaria nas suas composições seria diferente, faríamos outros links para suas construções na imagem pessoal.

Pense: se você tem uma paleta de cores mais suave (dessaturada), ou mais escura (profunda, misturada com preto), ou mais clara (luminosa, mistirada com branco), 

1) como esse preto vai compor com todas essas cores que são somente suas, que estão na sua cartela de cores natural?

2) Quais os efeitos que esse preto vai dar na composição total?

São essas perguntas que você deve fazer ao escolher cores para vestir.

Por isso não é a cor e sim como ela é usada quando associamos as outras cores.

No meu curso Vestindo Identidade nosso foco é identificar essa identidade, essa cartela de cores natural que você tem no seu corpo, para fazer todas as composições coloridas #porqueacormudatudo e vai mudar sua comunicação visual quando usada de forma estratégica e com consciência. Sempre pensando no seu sucesso.

Acesse agora e já assista uma aula comprovando que a Cor Muda Tudo!

Agora se as cores vibrantes estivem presentes na sua cartela de cores natural, o impacto que essa combinação de cores provoca, pode ser sua assinatura de estilo, seu fatoruau.

O conhecimento é para nos libertar, e não para ficar impondo regras. É para pensar com nossas próprias ideias e fazer nossas próprias escolhas.

Por isso quando perguntamos se o preto pesa o visual – mito ou verdade, vai depender de toda sua comunicação visual que é uma das formas de comunicação com seu interlocutor.

Todas essas formas de comunicação vão dar o tom do seu estilo, do seu visual. Porque quando temos vidas diferentes, transparecemos histórias diferentes.

A imagem pessoal é uma das formas de comunicação não verbal, pense que é uma história que está sendo contada sem proferir palavras.

Pense quando vamos construir uma escrita, um texto. Pensamos nas palavras, no tom, na sequência dos argumentos para construir a sua ideia.

E na comunicação visual acontece da mesma forma, os elementos que são usados são argumentos que você vai usar para sublinhar sua mensagem, aquilo que quer destacar ou não.

Então saber as diferentes formas de comunicação vai te ajudar a comunicar da melhor forma possível o que está querendo comunicar.

E quando ao preto, ele dedura, ele diz: “não tem nada comigo está com esse que está aqui do meu lado”, que é a cor que está mais próxima. Essa cor pode ser intencional ou não.

Preto pesa o visual – mito ou verdade

Pense assim, se quero chamar a atenção para o quadril coloco uma cor vibrante embaixo e coloco preto em cima, o preto vai dedurar a cor que está embaixo chamando atenção para o quadril.

Ter intensão na hora de usar as cores, raciocínio na hora de construir suas formas de comunicação será o ponto chave. E é prática na hora de usar as cores, sempre prática, inclusive com o preto.

Mas isso não é regra hein, até porque você pode colocar preto em cima e a pele fazer muito contraste, incluir acessórios e pronto a calça colorida embaixo não vai chamar atenção para o quadril.

Viu como não existe regras, e sim treinar o olhar na hora de vestir. A chave para se vestir bem é TREINO.

E quando veste tudo preto, use um ponto de protagonismo, se colocar no calçado quem sabe chame atenção para baixo, se colocar um colar pode chamar atenção para cima.

Preto na make, o que vai mandar são seus olhos. Pense que o preto destaca as cores que estão próximas, seus olhos são claros, o preto fará um ponto de impacto ou vai esconder seus olhos.

Pense que cor é contexto e proporção, não tem regras e sim como todos os elementos se associam para compor essa comunicação visual.

Para você que se interessou neste conteúdo, deixo um material com 5 formas de usar o P&B nas suas composições visuais, APROVEITE!

Nos vemos por aí com mais conteúdos para te orientar na questão do vestir e assim viver uma vida incrível dentro de roupas incríveis.

Um beijo grande e até mais 😉

Deixe um comentário